domingo, novembro 05, 2006

ECS 7- MARX & ENGELS I


MARX

Nasceu numa família de classe média( Tréveris, 5 de maio de 1818- Londres, 14 de março de 1883), foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas(tais como filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos( Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.
Impedido de seguir uma carreira acadêmica, tornou-se em 1842 redator-chefe da Gazeta Renana. Com o fechamento do jornal pelos censores do governo prussiano, em 1843, Marx emigra para a França. Marx casou-se e constituiu família , passou por péssimas condições financeiras.
Marx já havia sido privado da oportunidade de seguir uma carreira acadêmica na Alemanha pelo recrudescimento do absolutismo prussiano, que tornava suas posições como hegeliano de esquerda inaceitáveis, e, com a Revolução de 1848 e o exílio que se seguiu a ela, foi obrigado a abandonar o jornalismo na Alemanha e tentar ganhar a vida na Inglaterra como um intelectual estrangeiro desconhecido com meios de subsistência precários. Por diversas vezes recebeu auxílios financeiros de seu amigo e colaborador Friedrich Engels.

DIALÉTICA DE MARX

Apesar de influenciado po Hegel, Marx diz ter invertido a teoria dialética deste. Ao passo que Hegel, entre outros de sua época, postulava a crença no Absoluto( estado, idéias), Marx veio a inverter essa ordem( chamando a si mesmo de Hegeleano às avessas). Coloca a produção material de uma época histórica como base da sociedade e, também a criadora da subjetividade dessa época.


PRINCIPAIS OBRAS:

* Manuscritos econômicos- filosóficos- 1844
* A Guerra Civil na França
* Crítica da Filosofia do Direito de Hegel
* A Sagrada Família- 1845
* A Ideologia Alemã- 1846
* Miséria da Filosofia- 1847
* MAnifesto do Partido Comunista- 1848
* Trabalho assalariado e Capital- 1849
* O 18 Brumário de Luís Bonaparte
Em 1867 Marx publicou o promeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. É principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital etc.









FRIEDRICH ENGELS

Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895.

Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo cintífico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.

Grande companheiro de Marx, escreveu livros de profunda análise social( assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse periodo formam a base de uma de suas obras principais( A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra).

Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas.

PRINCIPAIS OBRAS:

* A Situação das Classes Trabalhadoras na Inglaterra- 1845

* O Manifesto Comunista- 1848

* Anti-Düring- 1878

* A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado- 1884

* Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã- 1888

* Do Socialismo utópico ao científico- 1890

A Liga dos Comunistas encomendou a Marx e Engels a elaboração de um texto que tornasse claros os objetivos dela e sua maneira de ver o mundo. E isto foi feito pelos dois jovens, um de 30 e outro de 28 anos. Portanto o Manifesto Comunista é um conjunto afirmativo de idéias, de verdades em que os revolucionários da época acreditavam, por conterem, segundo eles, elementos científicos- um tanto economicistas- para a compreensão das transformações sociais. Nesse sentido, o Manifesto é mais um monumento do que um documento... Determinante, forte: letras, palavras, e frases que queriam Ter o poder de uma arma para mudar o mundo, colocado no lugar "da velha sociedade burguesa uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada membro na condição para o desenvolvimento de todos".

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Maria Helena

Que ótimo teres incluído na tua pesquisa os nomes das principais obras de Marx e Engels. Algumas delas estão disponíveis online no todo ou em parte em sítios como a biblioteca do www.vermelho.org.

abraço,
Suzana