quarta-feira, janeiro 03, 2007

ecs9- versão inicial


Não participei da versão inicial desta atividade com o meu grupo, portanto vou fazê-lo agora:

Sempre gostei de Marx e Engels, mas nunca tive a oportunidade de lê-los atentamente. Quando vi que iríamos trabalhar com estes autores, vibrei!
Falar sobre o ensino da classe trabalhadora, requer uma visão otimista sobre o ensino/educação da mesma. Paulo Freire se assemelha às idéias destes autores, quando fala que devemos respeitar os saberes dos alunos, principalamente os das classes trabalhadoras.
Também me parece que a idéia principal do texto, está muito viva, mesmo tendo se passado mais de um século, pois, a classe trabalhadora ainda continua oprimida. Seus filhos agora estudam, porém estudam em escolas públicas que lutam para sobreviver, para tentar transformar as realidades destes alinos.
Portanto, esta é uma discussão que continua viva, latente em nossas mentes. Devemos agora transformar esta discussão em realidade, para que "todos" os alunos brasileiros tenham reais oportunidades, no ensino, bem como na vida.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Maria Helena

A maioria do teu grupo, o H, não fez esta atividade. Então foi proposta um a forma de recuperar. Esta recuperação foi lançada no dia 28 e anunciada no Rooda e no blog da Interdisciplina.
Passe lá e procure os teus colegas para darem seqüência ao trabalho no Forum.
Podes, inclusive levar esta tua contribuição à debate.

abraço,
Suzana