sexta-feira, outubro 20, 2006

ecs3


Respostas do questionário:

1) "Essa definação engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2) Desenvolvimento harmônico e definição utilitária. Elas partem do postulado de que há uma educação ideal , perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; mas a educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.

3) É preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4) No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre direito e sebre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5) Um certo número de estados físicos e mentais.

6) Conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.
Constitui em formar o ser pessoal e social, para isso acontecer é necessário educar-se, fazer parte da família e da sociedade num local determinado, a escola.

7) "Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

Nenhum comentário: