sábado, outubro 28, 2006

ECS 5 - Weber


OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA.

DOMINAÇÃO LEGAL:
Dominação legal em virtude do estatuto. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. Obedece-se não à pessoa em virtude de seu próprio direito, mas a regra estituída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. Também quem ordena obedece, ao emitir uma ordem, a uma regra; à "lei" ou "regulamento" de uma norma formalmente abstrata.
Correspondem naturalmente ao tipo de dominação legal não apenas a estrutura moderna do estado e do município, mas também a relação do domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado. As associações políticas modernas constituem os representantes mais conspícuos do tipo.
A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal.

DOMINAÇÃO TRADICIONAL:
Dominação tradicional em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o "senhor", e os que obedecen são "súditos", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade.
A dominação patriarcal é o tipo mais puro de dominação tradicional.

DOMINAÇÃO CARISMÁTICA:
Dominação carismática em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O sempre novo, o extracotidiano, o inaudito e o arrebatamento emotivo que provocam constituem aqui a força de devoção pessoal. Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominamte é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo". Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estituída ou de sua dignidade tradicional; e, portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste. Por outro lado, quando é "abandonado" pelo seu deus ou quando decaem a sua força heróica ou a fé dos que crêem em suas qualidades de líder, então seu domínio também se torna caduco.

Ao meu ver, Max Weber foi um grande pensador do seu tempo, junto com outros foi o fundador da sociologia.
Suas obras são fundamentadas no positivismo (" A política obtém assim a sua base no conceito de poder e deverá ser entendida como a produção do poder".) de Comte.
Para Weber, o "espírito do povo" é produto de inumeráveis culturais e não o fundamento real de todos os fenômenos culturais de um povo.

Nenhum comentário: