domingo, outubro 01, 2006

Quem sou eu e outras considerações.


Sou uma pessoa em constante mudança, que se redescobre à cada dia; tenho defeitos e qualidades. Mas, hoje em dia já tenho a capacidade de achar graça dos meus defeitos( sinal que amadureci). Sou mulher, mãe, esposa, filha, profissional, estou sempre me adaptando a este leque de papéis, sempre procurando meu lugar na sociedade.
Vivo com minha família: meus filhos, esposo, mãe. Moro no mesmo lugar desde sempre, no município de Canoas, no bairro Nossa Senhora das Graças. Trabalho na Escola Municipal Farroupilha, a escola fica à uns 15 minutos a pé da minha casa. Gosto de trabalhar nesta escola, fazem 13 anos já; conheço bem minhas colegas e elas a mim, existe entrosamento e respeito às diferenças. Gosto dos alunos, a maioria conheço desde a pré- escola.
Como já havia escrito no outro trabalho, me tornei professora por vários motivos: teste de aptidão, por conselho dos meus pais, por gostar de crianças, para ter uma profissão. Atualmente, vivencio a minha profissão com a dualidade do encanto/ desencanto, mas procuro ser otimista como o homem do "Conto da ilha desconhecida". Ainda mais agora que estou tendo a oportunidade de estudar, "estou radiante"com isso, espero assim, contribuirpara melhorar a educação em nosso país.
Quanto à ousadia, gosto de provar à mim mesma que sou capaz( de estudar, de criar coisas, de me redescobrir). No trabalho, gosto de novos projetos; por exemplo: fui professora de sala de aula por vários anos, até que um dia tive a oportunidade de assumir a biblio da minha escola, aceitei e fiz o curso. No outro ano me lancei a outro projeto, o EPA( espaço pedagógico alternativo). Neste ano de 2006, aceitei participar de outro projeto da minha escola, o LABIN( laboratório de informática), não tinha o hábito de usar o computador, mas fiz o curso e adorei, até foi bom, pois, me preparou para às aulas à distância.
Tenho medo de que um dia a educação não seja mais importante neste país, me parece que falta pouco para isso acontecer, e então nosso esforço não teria sido suficiente.
Para terminar, quero dialogar sobre: educação, nosso país, o mundo e suas maravilhosas diferenças, contribuindo assim, para um mundo melhor, e quem sabe encontrar ilhas desconhecidas, onde todos tenham as mesmas oportunidades.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Maria Helena

Fiquei surpresa de encontrar alguém de Canoas no Polo de São Leopoldo. Ousadia :)
Este curso vai ampliar a tua rede de contatos e trabalho.
abraço

Suzana

Marta disse...

Oi colega, como vc está, é bem difícil sermos super mulheres, né???
Parabéns pelo nosso dia!!!!
bjs, Marta